terça-feira, 24 de novembro de 2009

Deputada pede cooperação técnica para colocar fábricas em funcionamento



Dinha quer corrigir um erro de dez anos colocando para funcionar as fábricas de beneficiamento de peixe e ração implementadas pelo governo.

A deputada Dinha Carvalho (PR) utilizou o pequeno expediente da Assembléia Legislativa, nesta terça-feira (24), para fazer uma indicação ao Governo do Estado solicitando que seja firmado um termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Senador Guiomard, para que as fábricas de beneficiamento de pescado e de ração, localizadas no município, sejam colocadas em funcionamento. Com a parceria, a deputada republicana quer evitar que um investimento de mais de R$ 450.000,00 se acabe com a ação do tempo.

“O relatório do ex-prefeito Celso Ribeiro apresenta condições favoráveis para que a fábrica de ração entre em funcionamento. Ele equipou com os motores que faltavam e depende apenas de uma subestação. Não podemos ficar calado diante de tal fato”, frisou a parlamentar.



A republicana diz que não é hora de ver cores políticas e nem de acusar A ou B, “mas de salvar recursos públicos e gerar emprego e renda”, acrescentou. Ela citou como exemplo de viabilidade, a fábrica de polpas de frutas, colocada para funcionar na gestão do ex-prefeito Celso Ribeiro e que gera 12 empregos diretos.

“Essa fábrica é do mesmo programa das demais. O Celso conseguiu colocá-la para funcionar através da iniciativa privada que esse ano vai exportar polpas de frutas para Miami. Porque não se esforçarmos e fazermos o mesmo com as outras duas? Tenho certeza que o prefeito James Gomes vai dizer boas vindas à parceria.”, disse a deputada.

Dinha disse que acredita muito no esforço do governador Binho Marques que vem, em sua opinião, desenvolvendo uma política industrial coerente. Citando como exemplo os investimentos industriais feitos nos municípios de Xapuri e Brasiléia, a deputada pediu ao deputado Moisés Diniz [líder do governo no parlamento], “que as fábricas de Senador Guiomard fossem colocadas na lista de prioridades do governo para 2010”.


“Essa parceria fortaleceria o município e a política de geração de emprego e renda do Estado, além de organizar a cadeia produtiva de Senador Guiomard, Capixaba e Plácido de Castro. Juntos, Estado e Prefeitura têm mais condições de conseguir a liberação de recursos na Suframa de onde se originaram os projetos desde 1999”, concluiu.